Aceitar indicações de amigos na hora de escolher um advogado pode ser o mehor caminho para perder tanto a causa quanto o amigo. Ernesto Lippmann, autor do livro Você Tem Todo o Direito!, relaciona os seguintes cuidados para quem precisa de socorro jurídico:
| | EmpatiaA Justiça anda devagar. O relacionamento será longo. É melhor encontrar qlguém com quem simpatize e se sinta à vontade.
EstrelasBons advogados dão importância à causa, não a si mesmos. Têm de prestar atenção em seu problema.
Outros clientesAdvogados que mantêm clientes por muitos anos são bons profissionais. Saber se eles estão satisfeitos é um passo importante.
PerfilCada caso requer um tipo de advogado. O que entende de inventários nem sempre cuidará bem de impostos.
ExperiênciaJovens advogados aprendem muito com seus erros, como qualquer outro profissional.
BriguentoSe o advogado age como um pitbull, a chance de negociar é pequena. Como 80% dos processos terminam em acordo antes do jugamento, bons negociadores atendem melhor ao interesse dos clientes.
RealismoQuem garante vitória em qualquer hipótese não está sendo honesto. Advogado sério fala em maior ou menor probabilidade e até mesmo na possibilidade de ganhar e não levar - Â o que ocorre quando uma empresa processada fecha, por exemplo.
PreçoUm profissional ético valoriza seu dinheiro e informa por escrito quanto a causa vai custar. Também será claro na hora de prestar contas sobre a indenização que você ganhou.
VestuárioNinguém espera encotrar um modelo, mas se o advogado se apresenta malvestido é possível que ele também cuide da mesma maneira relaxada de sua causa.
Associação de vítimasAssociações de vítimas podem ajudar, mas cheque se são sérias. Há as que são fachada para vender serviços jurídicos.& | *** | Como ser comportar no tribunalAs audiências são cercadas de algumas regrinhas de etiqueta próprias de ambientes jurídicos. REspeitá-las pode fazer a diferença entre ganhar e perder uma causa.
PortualidadeChegar atrasado à audiência revela desleixo pela causa. O ideal é comparecer com pelo menos meia hora de antecedência.
Bate-papo abertoNa audiência ou um pouco antes dela, seu advogado deve estar livre para conversar com o da parte contrária. É possível acompanhar o bate-papo, mas não se deve interferir.
Saber cederNão se deve discutir com o advogado nem fazer críticas a ele na frente da parte adversária ou do juiz.
Nervos de açoÉ importante não cair no jogo de provocações da outra parte envolvida no processo. O depoimento sereno é mais bem recebido pelo juiz. Recomenda-se conhecer o processo, responder de forma clara e não mostrar ansiedade nem agressividade.
AutocontroleMelhor que falar muito é falar apenas o necessário. Tudo o que se diz na audiência pode ser usado contra você |